Ícone do site Selo de Confiança – Notícias e Atualizações Sobre Negócios, Tecnologia e Estilo de Vida

Amazon enfrenta a justiça por praticas de inconstitucionais

FotoJet 37

A Comissão Federal de Comércio e 17 estados processaram a Amazon, alegando que sua conduta em sua loja online e serviços a comerciantes reprimiu ilegalmente a concorrência.

AMAZON ENFRENTA A COMISSÃO FEDERAL DE COMERCIO DOS EUA

No Estados Unidos, a Amazon é acusada pela “Comissão Federal de Comercio e mais 17 Estados” por proteger de forma ilegal o monopólio do varejo, e por colocar os comerciantes físicos e on-line em dificuldades.

Os concorrentes da Amazon temem o novo comportamento dos clientes de comprar praticamente tudo pela rede de internet, como produtos que vão de eletrônicos à papel higiênico.

AMAZON UTILIZOU METODOS QUE PREJUDICOU COMERCIANTES NA PLATAFORMA

A FTC, procuradores estaduais de Nova York e dos demais estados declaram que a Amazon impediu os comerciantes de oferecerem preços interessantes na concorrência.

Além de serem obrigados a utilizarem seus serviços de logística, causando uma piora na experiência de compra do cliente.  

AMAZON PRATICA MONOPÓLIO EM DETRIMENTO DOS OUTROS VENDEDORES

A prática de monopólio tem prejudicado a harmonia de uma concorrência livre e justa, afirma Lina Khan presidente do FTC.

Crescentes escrutínio tem colocado a gigante de 1,3Trilhão, Jeff Bezos iniciou como uma simples livraria on-line, hoje domina nos diversos seguimentos do entretenimento e do varejo.

AMAZON EXPLODE ECONOMICAMENTE COM O ADVENTO DA INTERNET

De Seattle são vendidas a maior fatia do mercado digital, clientes recorrem a ela para adquirirem de tudo na certeza da velocidade na entrega.

Sem sombra de dúvidas, a internet proporcionou a Amazon se tornar um divisor temporal na história do comercio varejista.

AMAZON É A SEGUNDO EMPREGADORA APÓS WALMART

Hoje a Amazon é a segunda maior empresa empregadora privada dos EUA, mas sofre acusações de monopólio por parte do governo.

Estamos na terceira semana em que a Justiça dos EUA se debruça nas investigações ant-trust, no qual rambém inclui a grande Google e a Meta- Facebook, no qual passará por regulações do governo Americano.

A ADVOGADA lINA KHAN QUE PRESIDE FTC NÃO POUPARÁ A AMAZON

Em novo processo, a Amazon enfrenta a Senhorita Khan, Lina Khan possui boa fama na área do direito em Yale em 2017 ao publicar um ‘artigo de leis ant-trust americana’.

Neste artigo publicado por Khan, ela insinua que as leis Americanas não impediram que a Amazon de acumular poder sobre os seus clientes, fornecedores e principalmente sobre os concorrentes.

 LINA KHAN É RECONHECIDA E RESPEITADA NO MUNDO JURÍDICO

O artigo ajudou a lançar um debate sobre se as leis ant-trust dos EUA, que precisa ser modernizadas para controlar os gigantes da tecnologia.

Enquanto a regulamentação de ant-trust não é aperfeiçoada, gigantes da tecnologia continuam a reinar sozinhas em detrimento das falências das concorrentes.

UNIÃO EUROPEIA APERTA O CERCO EM DEFESA DE SEUS CIDADÃOS

A União Europeia tem se comportado diferente diante desse problema, aprovando regras mais agressivas que regula a forma como empresas de tecnologias tratam dados pessoais,a concorrência e no combate de conteúdos nocivos.

Apesar do escrutínio, a Amazon continua crescendo e gerando uma cifra acima de $500Milhões de dólares em receitas anuais.

AMAZON TORNA-SE INCORPORADORA DE OUTRAS EMPRESAS

Para se somar ao seu sucesso recorrente, a Amazon comprou a rede médica ‘ONE MEDICAL’, a ‘ROOMBA’, a  ‘IROBOT’, o lendário ‘METRO GOLDWYN MEYER’ que detém os direitos da serie ‘JAMES BOND’, batendo de frente até mesmo com a suntuosa ‘Netflix’.

A concorrência da Amazon a acusa de práticas desleais, dizendo que a Amazon tem infiltrado seus vendedores em suas plataformas, que por vezes acabavam levando seus clientes a migrarem e ficando no prejuízo.

AMAZON ATUA COMO GUARDIÂ DO COMERCIO ELETRÔNICO

Num relatório publicado em 2020, funcionários do Comité Judiciário da Câmara, que incluía a Sra. Khan, descobriram “que a Amazon funciona como guardiã do comércio eletrônico”.

Lina Khan foi empossada a presidir a FTC em junho de 2021, a Amazon não gostou da decisão e solicitou que fosse recusada na investigação ant-trust, que a empresa já vinha sendo investigada, mas sua solicitação não surgiu efeito.

jEFF BEZOS E ANDY JASSY SÃO BLINDADOS PARA NÃO COMPARECER A JUSTIÇA

Em 2021 a Amazon tomou todas as medidas cabíveis para impedir que Bezos e Andy Jassy prestasse depoimentos a agencia, deixando o foco no presidente executivo que acusava a FTC de assediar.

Mas em Junho, a FTC acabou por processar a Amazon por violar as leis de proteção ao consumidor por ‘Enganar os Consumidores para que se Inscrevesse no programa da Prime’.

AMAZON BUSCA ACORDO COM A JUSTIÇA

Em agosto, os representantes da Amazon se reuniram com a Sra. Khan e os outros dois comissários da agência para discutir o caso.

A FTC concede as empresas a possibilidade de refutarem as decisões, antes de serem abertas ações Judiciais contra elas. Com o anúncio de terça-feira, a FTC junta-se a agências governamentais de todo o mundo que tentam verificar a influência da Amazon na economia.

AMAZON PODERÁ RESPONDER POR ACUSAÇÃO QUE PARECIA TER VENCIDO

Em 2021, a Amazon foi acusada pelo o procurador-geral do Distrito de Columbia por controlar os preços no seu site, mas um juiz rejeitou o caso no ano passado. Mas um novo caso semelhante muito mais robusto apresentado pela Califórnia, superou a tentativa da Amazon de descartá-lo.

Temendo sofrer represálias na Corte Americana, A Amazon tem feito mudanças em sua plataforma, a empresa está encerrando parte de suas marcas próprias alegando ‘Não está gerando atração suficiente no consumidor’.

AMAZON VOLTAR A TRAS DE DECISÕES QUE PREJUDICARAM SEUS VENDEDORES

A plataforma anunciou que reabriria ainda este ano as inscrições para o programa, que permitirá aos comerciantes venderem seus produtos como elegíveis para a Prime, enquanto eles próprios cuidavam das entregas, sem usar os armazéns da Amazon.

Após ter  chegado a um acordo com os reguladores europeus,  a Amazon experimentou mostrar aos clientes ofertas de vários comerciantes em uma área-chave da sua loja online.

Enquanto isso, seguimos a espera de um desdobramento mais concreto e decisivo da FTC, para que os direitos não volte a serem violados pelo bem de um comercio imersivo e justo.

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas