Ícone do site Selo de Confiança – Notícias e Atualizações Sobre Negócios, Tecnologia e Estilo de Vida

Incêndio florestal no Canadá faz governo ordenar evacuações

Canada

As autoridades do Canadá determinaram a evacuação de Yellowknife, a capital dos Territórios do Noroeste, juntamente com diversas comunidades menores, nesta quarta-feira. Isso ocorreu devido a um grande incêndio florestal que ameaçou a cidade de Hay River durante a noite.

Durante a noite de quarta-feira, equipes trabalharam para evacuar Hay River, uma comunidade situada às margens do Great Slave Lake, transportando cerca de 3.000 residentes por meio de ônibus e aviões, uma vez que o incêndio estava se aproximando perigosamente.

Mike Westwick, responsável pelas informações sobre incêndios, comunicou em uma entrevista coletiva na noite de quarta-feira que o incêndio ao sul de Hay River estava aumentando, representando uma ameaça iminente à cidade. Ele descreveu que a área estava experimentando intensas atividades de chamas e que o fogo estava progredindo rapidamente.

Westwick também alertou que, a menos que ocorra chuva, o incêndio poderia chegar a Yellowknife durante o fim de semana. Portanto, como parte de uma abordagem de “evacuação gradual”, os moradores da capital estão sendo instruídos a deixar a cidade, começando pelas áreas mais ameaçadas.

Até o momento, não há registros de mortes relacionadas ao incêndio em Yellowknife, embora várias edificações tenham sido destruídas. A cidade, localizada a 400 km ao sul do Círculo Ártico, abriga aproximadamente 20.000 habitantes.

O Canadá está enfrentando uma temporada devastadora de incêndios florestais, com mais de 1.000 incêndios ativos em todo o país, incluindo 230 nos Territórios do Noroeste. Nessas circunstâncias, muitos moradores das áreas pouco populosas já tiveram que fugir de comunidades menores. Além disso, Enterprise, uma vila próxima à fronteira com Alberta, foi quase completamente consumida por um incêndio no domingo.

A primeira-ministra dos Territórios do Noroeste, Caroline Cochrane, relatou que alguns residentes de Yellowknife estavam saindo preventivamente da cidade. Contudo, ela pediu calma e advertiu que as estradas poderiam ser fechadas abruptamente devido ao risco de incêndio. Ela encorajou as pessoas a estarem preparadas para evacuar, se necessário, e a permanecerem tranquilas, evitando o pânico.

O NWT Fire informou que o incêndio florestal, que já consumiu uma área de 163.000 hectares, estava a apenas 17 km de Yellowknife e provavelmente alcançaria a Rodovia 3, que liga a cidade ao resto do Canadá, na quinta-feira. O órgão ressaltou o risco iminente para Yellowknife e declarou estar empenhado em retardar o avanço das chamas e proteger a comunidade, em colaboração com a cidade.

Em resposta à crise, os Territórios do Noroeste declararam estado de emergência na terça-feira, e as forças militares canadenses foram mobilizadas para ajudar no combate aos incêndios e na evacuação de moradores para locais seguros.

A primeira-ministra Caroline Cochrane teve uma conversa com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau sobre a situação dos incêndios florestais na tarde de quarta-feira. Trudeau reiterou o compromisso contínuo do governo federal em auxiliar o território, de acordo com um resumo da conversa.

Na região oeste do Canadá, uma onda de calor sem precedentes resultou na quebra de 19 recordes diários de temperatura na terça-feira, alimentando centenas de incêndios florestais descontrolados. Na província de British Columbia, no Pacífico, cerca de 80 pessoas tiveram que buscar refúgio em um lodge nas montanhas, pois sua única rota de fuga foi bloqueada por um incêndio em rápida expansão. Essas chamas afetaram partes significativas das 13 províncias e territórios do Canadá neste ano, levando a evacuações de residências, interrupções na produção de petróleo e gás, e mobilização de recursos nacionais e internacionais para combater as chamas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas