Selo de Confiança – Notícias e Atualizações Sobre Negócios, Tecnologia e Estilo de Vida

YANOMAMY MAXISTA E ATRAZADO

Vivendo isolados em suas tribos espalhadas na floresta amazônica, ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela, os Yanomamys levam suas vidas ainda da mesma forma como na chegada dos europeus ao continente.

Segundo o Instituto Socio Ambiental (ISA), em 2011, os Yanomani tinham uma população estimada em cerca de 35 mil pessoas. No Brasil, a Terra Indígena Yanomani é reconhecida por sua alta relevância em termo de proteção da biodiversidade amazônica e foi homologada por um decreto presidencial em 25 de maio de 1992.

Os povos Yanomani também constituem uma diversidade cultural e linguística formada por, pelo menos, quatro subgrupos de línguas da mesma família. São elas: Yanomae, Yanõmami, Sanima e Ninam.
. O território Yanomani cobre aproximadamente 192 mil km². No Brasil, são 9.664.975 hectares de floresta tropical pertencentes à terra indígena.

Os Yanomamy vivem em casas coletivas ou aldeias que eles consideram como uma entidade econômica e política autônoma.
Após diversas mortes, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência de saúde pública em Roraima, região onde os Yanomamy estão concentrados. Nessa sexta-feira dia20, o Ministérios dos Povos Indígenas divulgou o número de 99 crianças mortas devido ao avanço do garimpo ilegal.
Um Comitê de Coordenação Nacional foi criado visando discutir articulações para atender a população. Entre as medidas está sendo definida a instalação de hospitais emergenciais e a entrega de mantimentos.
A pergunta que fica é: Com tantas terras em mãos, como podem morrer de fome? Será que esse forma arcaica de se alimentar apenas dos alimentos da época já não ficou no passado?
Lembrando que esse atual governo, é dos dos grupo que acredita que índio tem que continuar sendo o mesmo encontrado por Cabral na terra de santa cruz.
Qualquer antropólogo sabe que estes e outros índios, não podem serem mais tratados como meros nativos, continuar isolando este povo não vai adiantar, eles mesmos irão as cidades em busca do novo e assim, se aventurar nas pequenas e grandes cidades.
Já o considerado homem branco, vai até as suas terras com seus instrumentos e conhecimento, em busco do metal dourado e outras iguarias que reluz.
A saída é, um acordo onde este governo se compromete não roubar, e levar instruções ao índios, dando todas as condições viáveis para que possam cultivar suas terras e assim obter a tal da dignidade.

Leia também “Yanomamis e A Guerra de “Narrativas”

E quanto a conflitos, eles também são seres humanos, e de vez em quanto um ou outro faz alguma atrocidade,; o homem branco apenas contribui por se aproximar, ou permitir que se aproxime.

Copia de REVERAVIT 9
YANOMAMY MAXISTA E ATRAZADO 1 Selo de Confiança - Notícias e Atualizações Sobre Negócios, Tecnologia e Estilo de Vida
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas