sábado, setembro 21, 2024
EconomiaNotícias

China aumenta base econômica para votação de Country Garden

China intensifica medidas para impulsionar a economia do país, nesta sexta-feira. Com os principais bancos abrindo caminho para novos cortes nas taxas de empréstimos, fontes dizem que Pequim planeja novas ações. Incluindo relaxamentos das restrições à compra de imóveis.

As autoridades reduziram também a quantidade de fundos que as instituições precisam deter em reservas cambiais. As medidas animaram os investidores e os analistas, disseram que deveriam evitar uma nova recessão no sector imobiliário.

A China debaterá um meio de amenizar o que abalou os mercados globais. Os holofotes agora centrados na crise de dívida em espiral da problemática promotora Country Garden. Um setor que contribui para cerca de um quarto da economia.

À medida que a pressão aumenta, as autoridades implementam uma série de medidas para estimular a economia e revigora o mercado imobiliário. Com medidas que incluem a flexibilidade de algumas regras mútuas, um corte na quantidade de divisas bancarias devem manter como reservas.

O país deve tomar novas medidas, para inclui o relaxamento das restrições à compra de casas, disseram pessoas familiarizadas no assunto.

O Ministério da Habitação, o banco central e o regulador financeiro, incluindo os reguladores, praticarão nas próximas semanas medidas trabalhadas nos últimos meses sob a orientação.

A economista sênior da ANZ para a China, Betty Wang, disse que várias medidas de flexibilização imobiliária serão tomadas. Esperasse que seja as expectativas do mercado.

“Esta é a primeira vez desde 2021 que a China anuncia uma série de medidas de flexibilização imobiliária a nível nacional. Elas ajudarão a restaurar a confiança do mercado e evitarão que o setor entre em declínio maior.”

TESTE DE JARDIM DO CAMPO

O sentimento do mercado será influenciado pelo resultado de um teste decisivo à confiança dos investidores na Country Garden, no curto espaço de tempo.

Ontem, a Country Garden adiou o prazo para a votação sobre o adiamento dos pagamentos de um título privado onshore de 3,9 bilhões de yuans até sexta-feira às 14h GMT.

Antes do resultado da votação na sexta-feira, alguns credores onshore do título receberam pagamentos de juros, dizendo ter fontes com conhecimento direto do assunto. Eles não foram identificados por não estarem autorizados a falar com a mídia.

A votação de sexta-feira é um obstáculo importante que a Country Garden enfrenta enquanto se esforça para evitar o incumprimento. O promotor diz que se a empresa não conseguir prolongar a sua dívida interna, não será capaz de servir os detentores externos.

“Este foi um acidente de carro lento”, disse o detentor do título, que não quis ser identificado. Devido à sensibilidade da questão, as preocupações giram em torno da incerteza sobre a economia em geral e das tensões com Washington.

“Tudo o que fizerem agora terá um impacto daqui a cinco a dez anos.”

A tensão no mercado imobiliário intensificou a pressão sobre Pequim para implementar medidas de apoio e aumentou a preocupação sobre a capacidade dos decisores políticos.

Os preços das novas casas na China caíram pelo quarto mês em agosto, de acordo com uma pesquisa privada realizada na sexta-feira. Enquanto a crise da dívida imobiliária manteve a confiança em baixa, apesar da série de medidas de apoio.

TAXAS DE DEPÓSITO

O banco central disse que reduziria o índice de reservas cambiais obrigatórias em 200 pontos base para 4%, de 6% a partir de setembro. Uma medida que tem como objetivo desacelerar o ritmo de declínio do yuan.

Os credores que reduziram as taxas hipotecárias na sexta-feira incluíram o Banco Industrial e Comercial da China, o China Construction Bank Corp e o Banco Agrícola da China, que reduziram suas taxas de depósito entre cinco e 25. pontos base, mostraram os sites de cada banco. Vários bancos de médio porte também anunciaram que começarão a reduzir as taxas de juros de uma série de depósitos em 10-25 pontos base.

As medidas ajudaram a aumentar a confiança no mercado e as ações imobiliárias em dificuldades recuperaram-se, com o índice imobiliário CSI 300 da China a subir 2,4%, enquanto o índice blue-chip CSI300 subiu 0,5%.

Três fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters na terça-feira que os principais bancos estatais reduziriam as taxas de depósito enquanto se preparam para reduzir em breve as taxas de juros das hipotecas existentes.

A partir de 25 de setembro, os compradores de casas pela primeira vez com hipotecas poderão solicitar aos seus bancos uma taxa de juros mais baixa sobre os empréstimos existentes, anunciou o banco central e o regulador financeiro da China na quinta-feira.

Os cortes nas taxas de depósito são os terceiros cortes deste tipo num ano, com a escala dos cortes maior do que as rodadas anteriores em junho e setembro do ano passado.

As taxas de depósito mais baixas compensarão parcialmente as diversas pressões sobre o estreitamento das margens de juros líquidas dos bancos – um indicador-chave da rentabilidade, disse Nicholas Zhu, analista bancário da Moody’s.

“O impacto do corte da taxa de depósito é material, dado que perto de três quartos dos passivos dos bancos chineses são depósitos”, disse Zhu.

Os empréstimos hipotecários da China totalizaram 38,6 biliões de yuans (R$5,29 biliões) no final de junho, 17% do total das carteiras de empréstimos dos bancos.

Entretanto, Pequim e Xangai anunciaram que permitiriam aos compradores usufruir de empréstimos preferenciais para a compra da primeira casa, independentemente dos registos de crédito anteriores. Com isto, todas as cidades de primeiro nível da China alargaram a definição de hipotecas para a primeira habitação. Uma tentativa de aumentar o sentimento dos compradores.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner