sexta-feira, maio 17, 2024
Politics

Xi Jinping na Rússia

Encontro do Presidente Russo, Vladimir Putin, e o líder chinês, Xi Jinping, discutiram proposta de Pequim para um cessar-fogo na Ucrânia em negociações em Moscou, enquanto mostravam uma amizade calorosa forjada em uma rivalidade mútua com o Ocidente.

A visita de Xi Jinping é um impulso para Moscou, que luta para ganhar terreno em sua guerra de um ano contra a Ucrânia. Washington criticou por fornecer “cobertura diplomática” para Putin e para a guerra que matou dezenas de milhares de pessoas, embora a China tenha procurado se apresentar como um potencial pacificador no conflito, a visita destacou uma relação cada vez mais estreita entre Moscou e Pequim.

Os Líderes conversaram por mais de quatro horas na segunda-feira e desfrutaram de um jantar oficial no Kremlin, elogiando-se calorosamente como um “amigo querido”, informou a mídia russa;Por outro lado, Xi só pode falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, por telefone.
Em passagem rápida, primeiro-ministro japonês Fumio Kishida chegou a Kiev na terça-feira para entregar uma mensagem de solidariedade e apoio à Ucrânia. A Ucrânia disse que uma explosão em Dzhankoi, na península da Crimeia ocupada pela Rússia, destruiu mísseis de cruzeiro russos destinados ao uso pela frota russa do Mar Negro.

Nos campos de batalha no leste da Ucrânia, a Rússia manteve ataques aéreos, bem como ataques com mísseis e foguetes em uma ampla área, disseram os militares ucranianos, Ucrânia disse que o principal objetivo da Rússia é alcançar as fronteiras das regiões de Donetsk e Luhansk em Donbass, grandes áreas das quais já estão sob controle russo. As forças russas voltaram a atacar a cidade de Bakhmut – local da batalha mais longa e sangrenta da guerra – e outros alvos, mas foram repelidas, disse um porta voz Ucraniano.
PLANO VAGO
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin e Xi conversaram na segunda-feira sobre uma proposta chinesa pedindo uma redução da escalada e um eventual cessar-fogo na Ucrânia.

“Houve uma troca de pontos de vista muito completa, uma conversa séria”, disse ele.

Ele se recusou a dar mais detalhes, mas disse que haverá uma declaração conjunta depois que os dois líderes se encontrarem para um segundo dia de negociações.

O documento chinês estabelece alguns princípios gerais em um plano de 12 pontos, mas não contém detalhes sobre como acabar com a guerra, agora em seu 13º mês.

A proposta foi amplamente rejeitada no Ocidente como um estratagema para ganhar tempo para Putin reagrupar suas forças e solidificar seu domínio sobre as terras ocupadas.

Autoridades ucranianas e ocidentais temem que qualquer cessar-fogo apenas congele as linhas de frente, dando à Rússia uma vantagem após uma série de contratempos desde que lançou sua invasão em fevereiro do ano passado.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a visita de Xi sugere que “a China não sente responsabilidade de responsabilizar o Kremlin pelas atrocidades cometidas na Ucrânia, Ao invés de condená-los, prefere fornecer cobertura diplomática para a Rússia continuar a cometer esses crimes graves”, disse Blinken.

Xi também convidou Putin a visitar a China e pediu reuniões regulares entre seus primeiros-ministros, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, a China se absteve de condenar a Rússia ou de se referir à intervenção de Moscou em seu vizinho como uma “invasão”. Também criticou as sanções ocidentais à Rússia.

Analistas de política externa disseram que, embora Putin esteja procurando um forte apoio de Xi sobre a Ucrânia, eles duvidam que sua visita a Moscou resulte em qualquer apoio militar, mas Washington disse nas últimas semanas que teme que a China possa armar a Rússia, um plano que Pequim nega.
Kiev, que diz que a guerra não pode terminar até que a Rússia retire suas tropas, tem sido cautelosa em relação à China, recebendo com cautela a proposta de paz de Pequim quando foi anunciada no mês passado.

Não ficou claro se e quando exatamente Xi falaria com Zelenskiy da Ucrânia,”Estamos esperando a confirmação”, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, ao jornal italiano Corriere della Sera. “Seria uma jogada importante. Eles têm coisas a dizer um ao outro.”

Mas a visita do japonês Kishida a Kiev ao mesmo tempo em que Xi estava em Moscou foi um sinal de determinação do Ocidente e de seus aliados em apoiar a Ucrânia, Kishida chegou a Kiev de trem vindo da Polônia e transmitirá “Seu Respeito pela coragem e perseverança do povo Ucraniano que se levanta para defender sua Pátria”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que uma explosão na cidade de Dzhankoi, na Crimeia, destruiu mísseis de cruzeiro russos Kalibr-KN enquanto eram transportados por trem. Um comunicado do ministério disse que os mísseis, projetados para serem lançados de navios de superfície da frota russa do Mar Negro, tinham um alcance de mais de 2.500 km (1.550 milhas) em terra e 375 km no mar. Ele parou antes de reivindicar a responsabilidade pelo ataque. Autoridades instaladas pela Rússia na Crimeia, que foi anexada por Moscou em 2014, disseram que a explosão foi causada por drones com estilhaços e explosivos e alvos civis. Uma pessoa ficou ferida.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner