Chuvas torrenciais causa mortes e desaparecidos na Espanha
Chuvas repentinas gera tragédia ao redor de Madri
Até o momento, estão confirmados as mortes de duas pessoas e três desapareceram quando chuvas recordes causaram fortes inundações no centro da Espanha, fechando estradas, linhas de metrô e conexões de trem de alta velocidade, disseram autoridades nesta segunda-feira.
Em fim, helicópteros foram enviados para resgatar pessoas que buscaram refúgio nos telhados de suas casas na área de Toledo, cerca de 50 quilômetros a sudoeste de Madri, disseram os serviços de emergência.
Após chuva repentina de domingo e início de segunda-feira transformou as ruas em rios de lama que varreram carros e caixotes de lixo nas regiões de Madrid, Castela-La Mancha, Catalunha e Valência. O granizo também caiu em muitas áreas.
Região de Toledo é a mais afetada
Na zona rural ao redor da cidade central de Toledo, onde o serviço meteorológico AEMET registrou chuvas recordes de 90 litros por metro quadrado no domingo, foi onde ocorreram as duas mortes confirmadas.
“Continuou chovendo e ficamos um pouco assustados, mas estávamos dentro de casa, então estávamos seguros”, disse Isabella Stewart, uma missionária norte-americana que morava em Toledo enquanto pegava um ônibus.
Outro morador de Toledo, Ruben Gonzalez, disse: “Moro a quatro quarteirões de distância e foi muito forte. Está tudo inundado. Isso é uma loucura”.
Na região de Madrid, os serviços de emergência abordaram quase 1.200 incidentes durante a noite e os bombeiros e a polícia procuravam um homem na zona rural de Aldea del Fresno, a sudoeste de Madrid, informaram os serviços de emergência.
Famílias desesperadas
Desapareceu um homem com o filho quando o carro deles foi arrastado para o rio Alberche após uma avalanche causada por uma enchente repentina.
“O menor foi resgatado depois de subir em uma árvore”, informou o serviço de emergência de Madri.
As equipes de resgate também procuravam uma mulher que desapareceu em circunstâncias semelhantes perto de Toledo e um homem de 84 anos que foi arrastado por riachos de água e lama em Villamanta, a oeste de Madri.
Várias estradas na região de Madrid foram fechadas e meia dúzia de pontes foram derrubadas pela água que transbordava das margens dos rios.
As chuvas, embora ainda fortes em alguns lugares, deveriam diminuir ainda nesta segunda-feira. A Agência Meteorológica Nacional reduziu na segunda-feira o nível de alerta para amarelo, de laranja e vermelho no domingo.
Chua para metro por horas na Espanha
Linhas de metrô foram fechadas no centro de Madri na manhã desta segunda-feira, embora o serviço tenha sido restabelecido na maior parte da cidade durante a manhã e apenas algumas estações perto do rio Manzanares ainda estivessem fechadas por volta do meio-dia, disse a operadora de metrô do Metrô de Madri em um comunicado. declaração.
Algumas ligações de alta velocidade entre Madrid e a região sul da Andaluzia foram retomadas, mas os comboios operavam a velocidades inferiores ao normal.