sexta-feira, maio 17, 2024
Economy

Mapa sobre o consumo da Proteína Animal

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma online Kantar no primeiro trimestre deste ano, o consumo de proteínas está diminuindo na mesa dos brasileiros, com exceção da carne de porco. O consumo de carne e proteína animal em geral caiu 9% nesse período, em decorrência da inflação, em comparação com uma queda de 6% no segmento de alimentos e bebidas.

A participação da carne bovina no consumo total de proteínas diminuiu de 43,1% no primeiro trimestre de 2021 para 39% no mesmo período deste ano. A trajetória desta proteina em queda já estava sendo observada no primeiro trimestre de 2022, quando o consumo caiu para 40,5%. Por outro lado, a carne suína teve um aumento de participação, subindo de 4,6% no início de 2021 para 7,6% no mesmo período de 2022 e, neste ano, para 9,1%.

Mesmo as proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que tiveram destaque em 2022, perderam importância na mesa dos brasileiros em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O consumo de linguiças caiu de 15,4% para 14,9%, e o de salsichas, de 4,8% para 3,8%. No curto prazo, o consumo de carne de aves está se recuperando, passando de 25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023, após o aumento de preços em 2022.

Quanto aos peixes e frutos do mar, houve estabilidade nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, com uma participação de 4,3%, embora tenha havido uma retração em relação a 2021 (6%).

A diretora do Painel de Uso da Kantar, Aurelia Vicente, observou que, devido ao início da queda na inflação mais recente, o consumo de carne de frango está se recuperando.
Ela destacou que as pessoas estão buscando proteínas que se encaixem em seu orçamento, e as proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, estão ganhando espaço, não apenas nas classes mais baixas, mas também nas classes consideradas média, tornando-se a principal proteína consumida. No curto e médio prazos, o comportamento do consumo dependerá dos preços, e quando as pessoas tiverem condições, elas voltarão a comprar carnes bovinas e de frango com mais intensidade.

É importante ressaltar que essas informações são baseadas em uma pesquisa específica realizada pela Kantar e refletem o cenário do primeiro trimestre de 2023. O cenário futuro pode ser influenciado por diferentes fatores, como a situação econômica e os preços dos alimentos.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner