quinta-feira, junho 13, 2024
EconomyNews

Recorde na importação de óleo combustível russo no mês de junho pela Arábia Saudita

A aliada da Rússia, Arábia Saudita importou volumes recordes de óleo combustível russo com desconto em junho, além da oportunidade, houve um aumento anual de quase 10 vezes para atender à demanda de geração de energia no verão e manter as exportações de petróleo apesar dos cortes de produção da Opep+, de acordo com traders, analistas e Kpler dados.

Com seu crescente comércio de petróleo com o maior exportador mundial, para a Rússia, permite que ela mantenha a produção fluindo para compradores globais, apesar das sanções ocidentais que fecharam seu acesso a mercados importantes, incluindo toda a Europa.

A Arábia Saudita importou um recorde de 910.000 toneladas métricas (193.000 barris por dia) de óleo combustível da Rússia em junho, mostraram dados da empresa de análise Kpler.

FotoJet 20
Recorde na importação de óleo combustível russo no mês de junho pela Arábia Saudita 1

O reino Arabe aumentou as importações de óleo combustível da Rússia este ano, após a proibição da União Europeia aos produtos russos. As importações russas de óleo combustível saudita atingiram 2,86 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2023, superando os 1,63 milhão de toneladas em todo o ano de 2022, mostraram os dados.

As cargas predominantemente de óleo combustível com alto teor de enxofre (HSFO) da Rússia acabam em usinas elétricas sauditas, disse Royston Huan, analista de óleo combustível e matérias-primas da consultoria Energy Aspects.

A Arábia Saudita disse neste mês que estenderá um  “Corte extra de 1 Milhão de barris na produção por dia” pelo segundo mês em agosto, para apoiar os preços como parte de um pacto entre a ‘Organização dos Países Exportadores de Petróleo’ e seus aliados que inclui a Rússia, um grupo conhecido como OPEP + .

“Acreditamos que há uma ligação com os cortes, já que a Arábia Saudita será incentivada a priorizar suas exportações de petróleo bruto, priorizando, portanto, a queima de óleo combustível em vez da queima de petróleo bruto”, disse Huan.

Traders e analistas disseram que o chefão da Opep vem importando óleo combustível russo barato, bem como diesel, e aumentando as exportações para gerar lucros maiores.

Prevê-se que a Arábia Saudita aumente as exportações de óleo combustível para 1,2 milhão de toneladas métricas em julho, acima das 750.000 toneladas métricas em junho, mostraram dados da Kpler, à medida que as margens do combustível se fortaleceram.

O crack HSFO da Ásia – a margem para as refinarias de produzir o combustível residual do petróleo bruto de Dubai – está com um desconto de US$ 7,83 o barril na quarta-feira, um aumento de quase 50% em relação ao início do segundo trimestre, com base em dados da Refinitiv.

“A recente força nas rachaduras do HSFO provavelmente se deveu a preocupações com a disponibilidade mais restrita do HSFO depois que a Arábia Saudita estendeu seus cortes voluntários de 1 milhão de bpd”, disseram analistas da consultoria FGE em resposta.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner