sexta-feira, maio 17, 2024
Feature News

Status social

Status social


Recebi minha marca de seleção verificada no Twitter há cerca de oito anos, enquanto trabalhava como repórter novata em uma agência de notícias digital. Eu não fiz nada para ganhá-lo além de aparecer para trabalhar um dia e Oh, ei, olhe para isso! Estou verificado. Doce!

(Tecnicamente, a marca de seleção era branca, cercada por azul, mas coloquialmente eles se tornaram conhecidos como verificações azuis e não estou prestes a discutir sobre semântica agora.)

Parece um pouco patético refletir sobre como fiquei empolgado em receber uma marca de seleção, mas ainda era a época em que o jornalismo digital lutava para ser levado a sério. Conseguir aquele cheque, que indicava que o Twitter havia confirmado a identidade do proprietário e do operador da conta, me deu credibilidade.

Na semana passada, depois de muito pigarrear, o Twitter começou a remover as marcas de verificação de contas previamente verificadas cujos usuários se recusaram a pagar uma taxa – o que era a maioria deles. Agora, qualquer um pode ser “verificado” no Twitter. Vai custar US $ 8 por mês e basicamente não tem a utilidade que a verificação costumava oferecer, porque o Twitter não está mais confirmando que as pessoas são quem dizem ser.

A mudança na verificação é um dos efeitos mais visíveis que Elon Musk teve no Twitter desde que o comprou no ano passado. As informações da plataforma, antes consideradas indispensáveis ​​para o acompanhamento das últimas notícias, tornaram-se cada vez menos confiáveis . E para os usuários que dependem do Twitter para seguir celebridades ou outras figuras, a mudança de verificação faz parte de uma mudança que tornará muitos usuários proeminentes menos visíveis porque eles se recusaram a pagar para manter suas marcas de seleção.

No momento em que Musk anunciou que todos os usuários verificados anteriormente perderiam seu status, um cheque azul não era motivo de orgulho. Alguns usuários agora a chamam de “a marca temida” ou aquele “distintivo fedorento”, relataram minhas colegas Callie Holtermann e Lora Kelley na semana passada .

O ícone faz seu dono parecer “desesperado por validação”, de acordo com a rapper Doja Cat. O Twitter também restaurou os cheques azuis para usuários populares que não os queriam, incluindo LeBron James, Bette Midler e Stephen King. A modelo e personalidade da internet Chrissy Teigen chamou seu cheque azul de uma forma de “punição”.

Eu diria que o cheque azul nunca foi tão cobiçado quanto Musk pensava. (Ele o chamou de “sistema de senhores e camponeses”.) Para mim e muitos outros jornalistas, era essencialmente apenas uma ferramenta para provar às fontes que eu era quem dizia ser. Não é diferente de um crachá de imprensa ou cartão de visita.

Por que alguém deveria se preocupar com as mudanças na marca de seleção, especialmente se seu trabalho não envolve deslizar para DMs? O sistema de marcas de seleção do Twitter não era perfeito, mas tornava mais fácil para os usuários descobrir se os tweets vinham de uma pessoa ou organização real ou, digamos, de uma conta que fingia ser Eli Lilly e prometia insulina gratuita para todos. ( Isso realmente aconteceu em novembro de 2022, afundando as ações da empresa.)

Agora, os usuários terão que trabalhar mais para garantir que as pessoas sejam quem pretendem ser. Posso atestar que é mais difícil do que parece.

Mas isso não quer dizer que o novo sistema de Musk não seja útil à sua maneira. As novas marcas de verificação tornaram-se uma inversão das antigas. Se vejo que você tem um, imediatamente não me importo com o que você tem a dizer.

Fonte: The New York Times

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner