sexta-feira, maio 17, 2024
Event More News

Trem descarrilha e mata centenas de pessoas na Índia

BAHANAGA, Índia, 3 Jun – Pelo menos 288 pessoas morreram no pior acidente ferroviário da Índia em mais de duas décadas, disseram autoridades neste sábado, depois que um trem de passageiros saiu dos trilhos e atingiu outro em um acidente que um relatório preliminar culpou em falha de sinal.

Um trem no acidente de sexta-feira também atingiu um trem de carga estacionado nas proximidades, no distrito de Balasore, no estado de Odisha, no leste do país, deixando um emaranhado de vagões esmagados e ferindo 803.


O número de mortos chegou a 288, disse KS Anand, diretor de relações públicas da South Eastern Railway.
Cadáveres ainda estão presos nos vagões mutilados e a operação de resgate continua, disse uma testemunha da Reuters, enquanto o número de mortos deve aumentar.

Um relatório preliminar indica que o acidente foi resultado de falha de sinal, disse Anand.

“O Expresso Coromandel deveria viajar na linha principal, mas um sinal foi dado para a linha circular em vez disso, e o trem colidiu com um trem de mercadorias já estacionado ali. Seus vagões caíram nos trilhos de ambos os lados, também descarrilando o Howrah Superfast Express”, disse ele.
O passageiro sobrevivente Anubha Das disse que nunca esqueceria a cena. “Famílias esmagadas, corpos sem membros e um banho de sangue nos trilhos”, disse ele.

Imagens de vídeo mostraram vagões descarrilados e trilhos danificados, com equipes de resgate vasculhando os vagões mutilados para retirar os sobreviventes e levá-los às pressas para o hospital.

Cadáveres jaziam no chão manchado de sangue de uma escola usada como necrotério improvisado, e a polícia ajudou parentes a identificar os corpos, cobertos com panos brancos e colocados dentro de sacolas com correntes.

O primeiro-ministro Narendra Modi chegou ao local, conversou com equipes de resgate e inspecionou os destroços. Ele também conheceu os sobreviventes em hospitais.

“(Eu) fiz um balanço da situação no local da tragédia em Odisha. As palavras não podem expressar minha profunda tristeza. Estamos comprometidos em fornecer toda a assistência possível aos afetados”, disse Modi.
Uma testemunha envolvida nas operações de resgate disse que os gritos e choros dos feridos e dos parentes dos mortos eram assustadores. “Foi horrível e de partir o coração”, disse ele.

As famílias dos mortos receberão 1 milhão de rúpias (US$ 12.000), enquanto os feridos graves receberão 200.000 rúpias, com 50.000 rúpias para ferimentos leves, disse o ministro das Ferrovias, Ashwini Vaishnaw. Alguns governos estaduais também anunciaram indenizações.
“É um grande e trágico acidente”, disse Vaishnaw a repórteres após inspecionar o local do acidente. “Nosso foco total está na operação de resgate e socorro, e estamos tentando garantir que os feridos recebam o melhor tratamento possível”.
CORPOS DESMEMBRADOS
“Eu estava dormindo”, disse um sobrevivente não identificado ao NDTV News. “Fui acordado pelo barulho do trem descarrilando. De repente, vi 10 a 15 pessoas mortas. Consegui sair do vagão e vi muitos corpos desmembrados.”

Imagens de vídeo de sexta-feira mostraram equipes de resgate subindo em um dos trens mutilados para encontrar sobreviventes, enquanto os passageiros pediam ajuda e soluçavam ao lado dos destroços.

“Resgatamos pelo menos 30 pessoas e algumas conseguiram sobreviver, mas três ou quatro morreram”, disse Sanjeev Rout, eletricista. A poucos metros de distância, equipes de resgate tentaram abrir caminho para um ônibus danificado de cor vermelha.

A colisão ocorreu por volta das 19h (13h30 GMT) na sexta-feira, quando o Howrah Superfast Express de Bengaluru para Howrah em Bengala Ocidental colidiu com o Coromandel Express de Kolkata para Chennai.

A Indian Railways diz que transporta mais de 13 milhões de pessoas todos os dias. Mas o monopólio estatal tem um histórico de segurança irregular por causa da infraestrutura antiga.

O ministro-chefe de Odisha, Naveen Patnaik, descreveu o acidente como “extremamente trágico”.

O líder do partido da oposição no Congresso, Jairam Ramesh, disse que o acidente reforçou por que a segurança deve ser sempre a principal prioridade da rede ferroviária.

A administração de Modi lançou trens de alta velocidade como parte dos planos para modernizar a rede, mas os críticos dizem que não se concentrou o suficiente na segurança e na atualização da infraestrutura antiga.

Especialistas disseram que o acidente de trem de sexta-feira foi um golpe nos planos de reforma de Modi para as ferrovias.

O acidente ferroviário mais mortal da Índia ocorreu em 1981, quando um trem caiu de uma ponte em um rio no estado de Bihar, matando cerca de 800 pessoas.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e o presidente francês Emmanuel Macron expressaram condolências pelo acidente.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner