sexta-feira, maio 17, 2024
NewsPolitics

Após sofrer perseguição, Republicanos se volta para Trump”

HENDERSON, Nevada, 3 Abr – Larry White, um autodenominado conservador republicano, estava pensando em votar em Ron DeSantis na disputa presidencial de seu partido, acreditando que o governador da Flórida tinha uma chance melhor de reconquistar a Casa Branca do Democratas do que o ex-presidente Donald Trump.

Em seguida, veio a notícia em 30 de março de que Trump havia sido indiciado em Nova York por acusações relacionadas a um pagamento clandestino a uma estrela pornô, tornando-o o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar um processo criminal.
“Agora estou absolutamente votando em Trump”, disse White, 75, compositor e músico de Nevada. “A acusação foi a gota d’água para mim, porque Trump sofreu muito abuso político. Acho que ele é o candidato mais forte para contestar o que a esquerda está fazendo. Estou totalmente dentro.”

A raiva de White e o retorno ao apoio a Trump sobre DeSantis refletiram o sentimento de muitos ativistas e eleitores republicanos com quem a Reuters conversou em Nevada. O estado do oeste vota no início do processo de indicação presidencial, dando-lhe um papel descomunal na decisão de qual candidato ganha força nas eleições de 2024.
Até a acusação, a maioria dos 35 republicanos entrevistados pela Reuters estava disposta a virar as costas para Trump e escolher um candidato diferente para a eleição de 2024, acreditando que ele era muito falho e bombástico para vencer a eleição geral dos republicanos no ano que vem.

As acusações criminais em Nova York mudaram tudo isso, derrubando a disputa das primárias republicanas e potencialmente dando a Trump e seu movimento “Make America Great Again” um grande impulso em sua busca para voltar à Casa Branca. Falta mais de um ano para o julgamento, dizem especialistas jurídicos , o que significa que Trump pode enfrentar um julgamento por júri enquanto faz campanha.

Todos os 35 ativistas e eleitores republicanos com quem a Reuters conversou disseram que votarão no concurso de indicação para escolher seu candidato à Casa Branca em 2024.

Cada um deles condenou a acusação como uma perseguição politicamente motivada e sem mérito a Trump. As acusações contra Trump ainda não estão claras, embora analistas jurídicos digam que ele pode ser processado por falsificar registros comerciais sob a acusação de ocultar a verdadeira natureza dos pagamentos.
Dos 35, 20 disseram que pensavam em deixar Trump e apoiar DeSantis. Desses, 14 disseram que a acusação estava mudando seu pensamento e os levando de volta ao apoio a Trump.

“Eu realmente era a favor de Ron DeSantis”, disse Pepe Kahn, em uma reunião do clube republicano em Henderson no sábado. “Agora estou mais propenso a apoiar Trump do que antes. Acho que as pessoas que eram mais neutras do que antes agora vão lutar por ele. Esta é a coisa mais assustadora que já vi nos Estados Unidos”
PAGAMENTO DE STORMY DANIELS
Espera-se que Trump seja indiciado, com impressões digitais e fotografado em um tribunal de Nova York na terça-feira, quando se torna o primeiro ex-presidente a enfrentar acusações criminais. Um advogado de Trump disse na sexta-feira que ele se declarará inocente.

A acusação seguiu uma investigação de um grande júri de Manhattan, que ouviu evidências sobre um pagamento de US$ 130.000 à estrela pornô Stormy Daniels supostamente autorizado por Trump nos últimos dias da campanha presidencial de 2016. Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, disse que foi paga para manter silêncio sobre um encontro sexual com Trump em 2006. Trump negou que esse encontro tenha ocorrido; ocultar pagamentos como esse poderia potencialmente violar as leis de financiamento de campanha.

A reação à acusação dos republicanos do Congresso e até mesmo de seus possíveis rivais republicanos pela indicação à Casa Branca demonstrou o firme controle que Trump ainda mantém no partido, graças ao apoio obstinado de um grupo central de eleitores.

Os líderes do partido se uniram a Trump. Até mesmo DeSantis, que ainda não declarou sua candidatura, mas deve fazê-lo em breve, chamou a acusação de “antiamericana”. Fonte: Reuters

Sarah Longwell, uma estrategista republicana e crítica de Trump, conduziu sete grupos focais este ano com pessoas que votaram no empresário que virou político nas eleições presidenciais de 2016 e 2020, para avaliar como eles se sentem sobre sua candidatura desta vez.

Na sexta-feira, um dia após a notícia da acusação, todos os nove membros de seu último grupo de foco disseram que votariam em Trump em vez de DeSantis nas primárias republicanas – a primeira vez que a ex-presidente teve apoio universal em um grupo de foco. , Longwell disse.

O motivo foi a acusação, acrescentou Longwell.

“As pessoas sempre se sentem na defensiva em nome dele”, disse Longwell. A questão daqui para frente, disse ela, é se a indignação em nome de Trump entre os eleitores republicanos vai perdurar durante as primárias e ajudá-lo a derrotar DeSantis, ou se vai se dissipar e ser substituída por preocupações renovadas sobre sua elegibilidade.

Longwell disse que não há garantia de que as acusações continuarão a ajudar Trump no longo prazo, especialmente se ele for indiciado em outras investigações que enfrenta, incluindo a suposta interferência eleitoral na Geórgia e o manuseio incorreto de documentos confidenciais.

A campanha de Trump se gabou em um e-mail aos apoiadores no domingo de que arrecadou mais de US$ 4 milhões desde que o indiciamento foi anunciado. Steven Cheung, porta-voz de Trump, disse em um e-mail à Reuters que as acusações “aumentaram” o apoio a Trump.

“Americanos de todas as origens estão cansados ​​do armamento do sistema de justiça contra o presidente Trump e seus apoiadores”, disse Cheung.

Um porta-voz de DeSantis não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner