sexta-feira, maio 17, 2024
NewsEvent More News

Olivicultores gregos tentam se proteger contra ladrões

Desafios Crescentes para Olivicultores Gregos durante Colheita Ruim

Patrulhas Duplas para Proteger Colheitas

Recentemente, o olivicultor grego Panagiotis Tsafaras viu-se compelido a intensificar a vigilância em seus olivais, realizando patrulhas duas vezes ao dia. Todavia, esta medida foi tomada como resposta ao aumento da atividade de ladrões, que visam suas azeitonas devido à alta nos preços decorrente de uma colheita desfavorável.

Impacto do Roubo nas Colheitas

Contudo,Tsafaras, cujas azeitonas foram roubadas em dois incidentes, totalizando mais de uma tonelada no mês passado, expressa sua surpresa diante do inédito ocorrido. Assim, aos 63 anos, residente na cidade litorânea de Filiatra, ele colhe azeitonas ao longo de toda a sua vida.

Medidas Extremas Adotadas por Produtores

Ademais, diante dessa nova realidade, produtores em todo o país buscam soluções extremas, incluindo a instalação de câmeras e rastreadores GPS nas árvores. Além disso, a contratação de segurança privada está sendo considerada como forma de salvaguardar as colheitas.

O Roubo Noturno: Técnica e Estratégia

Entretanto, Segundo Tsafaras, os ladrões operam durante a noite, utilizando varas para arrancar as azeitonas ou motosserras elétricas silenciosas para cortar galhos inteiros. Assim, para evitar detecção, eles extraem o óleo em locais distintos da região onde a colheita foi roubada.

Aumento nos Roubos Confirmado pela Polícia

Ademais, autoridades policiais gregas confirmaram à Reuters um aumento nos roubos de azeitonas e azeite em todo o país neste ano. Este cenário preocupante atinge a Grécia, terceiro maior produtor mundial de azeite, atrás da Itália e da Espanha, ambos enfrentando incidentes similares.

Desafios Climáticos Contribuem para Queda na Produção

A produção de azeite deste ano deve sofrer uma queda significativa, estimada em até 50%, totalizando cerca de 170 mil toneladas, de acordo com autoridades governamentais. Este declínio é atribuído a condições climáticas adversas, como tempestades, secas e altas temperaturas que prejudicaram as oliveiras.

Impacto nos Preços e Atratividade para Ladrões

O declínio na produção resultou em um aumento substancial nos preços do azeite, atingindo 8-9 euros por litro no mercado grossista. Os preços de retalho dispararam para 14 euros, tornando as colheitas um alvo atraente para ladrões.

Cidades Tranquilas Afetadas pela Onda de Roubos

Filiatra, conhecida por sua tranquilidade e pela imponente réplica da Torre Eiffel em sua entrada, não escapou dos roubos. Com 5 milhões de árvores que contribuem com 10-12% da produção nacional de azeitonas, a cidade enfrenta desafios inesperados.

Respostas dos Agricultores diante dos Roubos

O olivicultor Dimitris Plakonouris, dono de 2.000 árvores em Filiatra, compartilha a tristeza diante dos roubos, afirmando que a única medida viável é colher as azeitonas o mais rápido possível. Proprietários de usinas, como Panagiotis Foudas, respondem à ameaça instalando câmeras de segurança, alarmes e patrulhas noturnas.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner