sexta-feira, maio 17, 2024
Event More News

Trump se entregará e enfrentará o dia no tribunal

NOVA YORK, 4 Abr – Donald Trump, ex-presidente e favorito à indicação republicana para 2024, comparecerá ao tribunal na terça-feira para obter impressões digitais, ser fotografado e formalmente acusado em um momento decisivo antes da eleição presidencial do ano que vem eleição.

Indiciado na semana passada, Trump é o primeiro presidente ou ex-presidente a enfrentar acusações criminais, em um caso envolvendo um pagamento de suborno em 2016 à estrela pornô Stormy Daniels. Ele disse que é inocente e deve se declarar inocente.
Trump, de 76 anos, se renderá em meio a forte segurança e esperados protestos de rua. A polícia fez planos para separar apoiadores e críticos do lado de fora do tribunal barricado, onde os meios de comunicação fizeram fila durante a noite para obter acesso.

Embora Trump tenha atraído dezenas de milhares de apoiadores fervorosos para comícios em todo o país, não está claro quantos viajariam para sua cidade natal fortemente democrata, onde viajar de carro é difícil.
“Temos que retomar nosso país e FAZER A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!” Trump escreveu nas redes sociais pouco depois de chegar a Nova York vindo da Flórida na segunda-feira.

A acusação, na qual Trump estará no tribunal para ouvir as acusações e ter a chance de entrar com uma confissão, foi marcada para as 14h15 (18h15 GMT) de terça-feira. “Não será um longo dia no tribunal”, disse Joseph Tacopina, um dos advogados de Trump, à ABC.

As acusações específicas feitas por um grande júri deveriam ser divulgadas na terça-feira. O Yahoo News disse na segunda-feira que Trump enfrentaria 34 acusações criminais por falsificação de registros comerciais. Qualquer julgamento está a pelo menos mais de um ano de distância, disseram especialistas jurídicos.

Uma acusação, ou mesmo uma condenação, não impede legalmente que Trump se candidate à presidência.

O juiz Juan Merchan decidiu na noite de segunda-feira que cinco fotógrafos serão admitidos antes que a acusação comece a tirar fotos por vários minutos. Os advogados de Trump o instaram a mantê-los fora, argumentando que eles piorariam “uma atmosfera quase circense”.
O procurador distrital Alvin Bragg, democrata, que liderou a investigação, dará uma coletiva de imprensa em seguida. Trump e seus aliados retrataram o caso como politicamente motivado.

Trump retornará à Flórida e fará comentários de seu resort em Mar-a-Lago às 20h15 de terça-feira (0h15 GMT de quarta-feira), informou seu escritório.
‘CONTROLEM-SE’, DIZ PREFEITO
Bragg enfrentou duras críticas de Trump e seu escritório recebeu ameaças de bomba nas últimas semanas. Autoridades de segurança dizem que não estavam cientes das ameaças críveis em torno da aparição de Trump no tribunal.

O prefeito Eric Adams alertou potenciais agitadores a se comportarem.

“Nossa mensagem é clara e simples: controlem-se. A cidade de Nova York é nossa casa, não um playground para sua raiva inapropriada”, disse ele a repórteres.

O presidente Joe Biden, um democrata que é amplamente esperado para buscar a reeleição e enfrentar uma possível revanche contra Trump, disse ter fé na polícia de Nova York.
O caso dividiu as pessoas em Nova York, onde o nome de Trump está estampado em prédios relacionados a seus empreendimentos comerciais.

“É um dia fantástico. Espero que corra bem e que ele eventualmente seja considerado culpado”, disse Robert Hoatson, morador de Nova Jersey, 71, do lado de fora da Trump Tower, onde Trump ficou na segunda-feira.

Susan Miller disse que espera que a demonstração de apoio “dê a ele um pouco de força”.

“Ele é honesto como o dia é longo”, disse ela.

A liderança de Trump aumentou sobre os rivais na disputa presidencial do Partido Republicano, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira , realizada após a notícia de que ele enfrentaria acusações criminais.

Cerca de 48% dos republicanos dizem que querem que Trump seja o candidato presidencial de seu partido, contra 44% no mês passado. O vice-governador da Flórida, Ron DeSantis, caiu de 30% para cerca de 19%.

MÚLTIPLAS QUESTÕES LEGAIS
O grande júri de Manhattan que indiciou Trump ouviu evidências sobre um pagamento de US$ 130.000 à atriz de filmes adultos Stormy Daniels nos últimos dias da campanha presidencial de 2016.

Daniels disse que foi paga para manter silêncio sobre um encontro sexual que teve com Trump em um hotel de Lake Tahoe em 2006.

Trump nega um relacionamento sexual, mas reconheceu ter reembolsado seu ex-advogado pessoal Michael Cohen pelo pagamento.

Em 2018, Cohen se declarou culpado de violações da lei federal de financiamento de campanha e foi condenado a três anos de prisão.

Ele testemunhou na investigação de Manhattan no mês passado.

Trump contratou Todd Blanche, um proeminente advogado de defesa criminal e ex-promotor federal, para se juntar à sua equipe jurídica, disseram duas fontes.

Trump também enfrenta uma investigação criminal separada sobre se ele tentou ilegalmente anular sua derrota nas eleições de 2020 no estado da Geórgia, e investigações do Departamento de Justiça sobre a eleição e o manuseio de documentos confidenciais após deixar o cargo.

A campanha de Trump arrecadou US$ 7 milhões nos três dias após o anúncio do indiciamento ter surgido na última quinta-feira, de acordo com o conselheiro sênior Jason Miller.

Os principais candidatos em potencial à indicação, incluindo DeSantis e o ex-vice-presidente de Trump, Mike Pence, se uniram publicamente em torno de Trump nos últimos dias. Apenas um rival de 2024, o ex-governador do Arkansas Asa Hutchinson, disse que deveria desistir.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner