sábado, setembro 21, 2024
Economia

UBS Compra Credit Suisse e inicia calma no Mercado

Medidas das autoridades para evitar uma crise bancária global pareceram ter levantado a confiança do mercado nesta segunda-feira, com os investidores dando as boas-vindas à liquidez emergencial em dólares dos principais bancos centrais e a uma histórica aquisição do problemático Credit Suisse pelo UBS Group, apoiada pela Suíça.


Em um pacote orquestrado por reguladores suíços no domingo, o UBS Group AG (UBSG.S) pagará 3 bilhões de francos suíços (US$ 3,23 bilhões) pelo Credit Suisse Group AG (CSGN.S), de 167 anos, e assumirá até US$ 5,4 bilhões em perdas.


Os principais bancos centrais, diante do risco de uma rápida perda de confiança no sistema financeiro, também lutaram no domingo para reforçar o fluxo de dinheiro em todo o mundo com uma série de swaps cambiais coordenados para garantir que os bancos tenham os dólares necessários para operar .

O casamento bancário suíço é apoiado por uma enorme garantia do governo, ajudando a evitar o que teria sido um dos maiores colapsos bancários desde a queda do Lehman Brothers em 2008.
Os mercados financeiros tiveram uma recuperação modesta na Ásia na segunda-feira, mas estão cautelosos com uma série de riscos, incluindo contágio, o estado frágil dos bancos regionais dos EUA e risco moral.

“Os formuladores de políticas esperam que a aquisição do problemático Credit Suisse pelo UBS no fim de semana acabe com as recentes tensões do mercado”, disse Brian Martin, chefe de economia do G3 da ANZ em Londres.

“Os bancos centrais já estavam enfrentando o dilema de ‘quanto é suficiente?’ diante de mercados de trabalho resilientes, dados os atrasos com que suas decisões políticas afetam as economias. Eles agora têm um novo enigma: ‘Quanto é demais?’ Para a estabilidade financeira?”
A pressão sobre o UBS ajudou a fechar o acordo de domingo.

“É um dia histórico na Suíça e, francamente, esperávamos que não chegasse”, disse o presidente do UBS, Colm Kelleher, a analistas em teleconferência. “Gostaria de deixar claro que, embora não tenhamos iniciado discussões, acreditamos que esta transação é financeiramente atraente para os acionistas do UBS”, disse Kelleher.
O CEO do UBS, Ralph Hamers, disse que ainda há muitos detalhes a serem trabalhados.

“Eu sei que ainda deve haver perguntas que não fomos capazes de responder”, disse ele. “E eu entendo isso e até quero me desculpar por isso.”

Em uma resposta global não vista desde o auge da pandemia, o Fed disse que se juntou aos bancos centrais do Canadá, Inglaterra, Japão, UE e Suíça em uma ação coordenada para aumentar a liquidez do mercado . O Banco Central Europeu prometeu apoiar os bancos da zona do euro com empréstimos, se necessário, acrescentando que o resgate suíço do Credit Suisse foi “instrumental” para restaurar a calma até o momento.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner