sexta-feira, maio 17, 2024
Economy

#1EUA dizem que consideram restabelecer a detenção de famílias migrantes

WASHINGTON – O governo Biden está considerando reviver a prática de deter famílias migrantes que cruzam a fronteira ilegalmente – a mesma política que o presidente encerrou nos últimos dois anos porque queria um sistema de imigração mais humano, disseram autoridades familiarizadas com as discussões na segunda-feira.

Embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, a medida seria uma reversão total para o presidente Biden, que assumiu o cargo prometendo adotar uma abordagem mais compassiva com a fronteira após as duras políticas de seu antecessor, o ex-presidente Donald J. Trump.

O governo Biden acabou em grande parte com a prática da detenção familiar, em vez de liberar as famílias temporariamente nos Estados Unidos e usar tornozeleiras, celulares rastreáveis ​​ou outros métodos para rastreá-los.

Mas o governo adotou medidas mais restritivas enquanto luta para lidar com o aumento de migrantes que fogem de governos autoritários e da ruína econômica em seus países. As autoridades também temem um aumento na fronteira após 11 de maio, quando expira uma medida de saúde pública que permitiu às autoridades expulsar migrantes rapidamente.

As duras novas medidas de Biden, incluindo uma repressão anunciada no mês passado que poderia desqualificar a grande maioria dos migrantes de buscar asilo na fronteira sul, enfureceram defensores que dizem que o presidente está quebrando promessas de campanha e adotando uma abordagem da era Trump. à imigração.

“Acabar com a prática desumana da detenção familiar foi uma das únicas decisões políticas de imigração positivas do governo Biden”, disse Leecia Welch, advogada principal do caso que levou ao acordo Flores de 1997, que limita o tempo que as crianças podem passar em detenção e estabelece padrões mínimos para instalações de detenção.

“É de partir o coração saber que pode haver um retorno ao uso dessa prática na era Trump”, disse ela.

A Casa Branca se recusou a comentar, mas funcionários do governo rejeitam qualquer comparação com Trump e dizem que as políticas de Biden estão focadas em encontrar maneiras de diminuir o número de travessias ilegais e expandir a capacidade dos migrantes de buscar caminhos legais.

O Departamento de Segurança Interno disse que nenhuma decisão foi tomada enquanto o governo se preparava para o fim da medida de saúde pública, conhecida como Título 42.

Fonte: THE NEW YORK TIMES

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner