sexta-feira, maio 17, 2024
Event More News

Aluno da 7ª série abre fogo em escola na Sérvia, matando 8 crianças

Um estudante da sétima série armado com pistolas e coquetéis Molotov atirou e matou oito crianças e um segurança na quarta-feira em um ataque contra sua escola na capital sérvia, Belgrado, chocando um país onde a posse de armas é alta, mas a violência do armas é rara.

O tiroteio ocorreu por volta das 8h40 na escola primária Vladislav Ribnikar, em Vracar, um bairro nobre, disse o chefe Veselin Milic, da polícia de Belgrado, em entrevista coletiva. O estudante matou sete meninas e um menino com dois revólveres, que ele pegou de seu pai. Ele também carregava quatro coquetéis molotov feitos por ele mesmo, disse o chefe Milic.

Seis crianças e uma professora também ficaram feridas no ataque. Uma das crianças, de 13 anos, foi descrita como tendo “ferimentos com risco de vida”, disseram as autoridades.

“Hoje é um dos dias mais difíceis da história moderna de nosso país”, disse o presidente Aleksandar Vucic, da Sérvia, em um discurso na quarta-feira. “Infelizmente, a Sérvia está unida na dor.”

Dizendo que o atirador “não demonstrou remorso”, Vucic confirmou que foi preso e levado a uma clínica de saúde mental. Ele não seria responsabilizado criminalmente pelos assassinatos porque tem menos de 14 anos, de acordo com uma declaração do Ministério Público Superior de Belgrado, embora Vucic tenha dito que proporia mudanças na idade de responsabilidade criminal.

Os pais do menino também foram presos, disse o presidente.

Uma vigília ocorreu na noite de quarta-feira na praça das flores de Belgrado, a um quarteirão da escola. Entre os mortos estava uma menina francesa, segundo o Ministério das Relações Exteriores da França, que disse em comunicado que estava trabalhando para “fornecer todo o apoio à família”.
As autoridades foram alertadas quando receberam uma ligação do vice-diretor da escola, que disse que uma criança “entrou na escola com uma arma de fogo e estava atirando aleatoriamente”, disse o chefe da polícia.

Policiais disseram que o estudante começou a atirar imediatamente ao entrar no prédio, matando o segurança e outras pessoas antes de seguir por um corredor em direção a uma sala de aula de história, que ele tinha como alvo porque ficava perto da entrada.

Ele atirou na sala de aula antes de fugir para o pátio da escola, onde chamou as autoridades para se denunciar, disse o chefe Milic em entrevista à mídia estatal. Ele acrescentou que o suspeito se autodenominava um “psicopata” que precisava ser acalmado. Ele foi preso pouco depois.

O segurança foi morto ao tentar impedir o ataque, segundo o prefeito do distrito, Milan Nedeljkovic.

Em seus comentários na quarta-feira, Vucic disse que tragédias como o tiroteio na escola em Belgrado estavam acontecendo “todas as semanas em outros países”. Ele prometeu introduzir uma série de medidas destinadas a regulamentar as armas e reduzir a probabilidade de outro ataque. As propostas incluíam a redução da idade de responsabilidade criminal para 12 anos, de 14, e o estabelecimento de uma moratória sobre a posse e porte de armas. Ele também disse que pretendia aplicar um processo de revisão para todas as licenças de proprietários de armas.
Quem foi ferido?
A ministra da saúde da Sérvia, Danica Grujicic, disse na coletiva de imprensa que três alunos e um professor foram internados no Centro Clínico da Sérvia depois das 9h e estavam sendo tratados por ferimentos à bala.

“Esta é a minha experiência mais assustadora como médica e como pessoa”, disse Grujicic, descrevendo como um dos alunos, de cerca de 13 anos, teve “ferimentos com risco de vida” no peito, pescoço e coluna. A professora, que nasceu em 1970, também sofreu ferimentos na pélvis e nas duas mãos.

Três outras estudantes estavam sendo tratadas em um hospital infantil, Tirshova, onde uma estudante, ainda em “condição instável”, estava sendo operada por um grave ferimento na cabeça, disse o ministro da saúde.
Quem é o atirador?
O chefe Milic disse na coletiva de imprensa que os professores caracterizaram o suspeito como um “bom aluno e bom amigo” que não havia chamado a atenção anteriormente. Mas o presidente Vucic disse mais tarde na quarta-feira que o menino pediu a seus pais e professores que o transferissem para uma classe diferente, onde mais tarde ele se sentiu alienado por seus colegas.

Um aluno que falou à televisão estatal afirmou ter passado algum tempo com o atirador e o descreveu como “uma pessoa quieta e educada” que sofreu bullying de outras pessoas.

Os preparativos do atirador para o ataque, que as autoridades disseram ter durado mais de um mês, foram detalhados em um mapa que ele esboçou e uma lista de alvos, incluindo estudantes. “O esboço parece um pouco com algo de um jogo ou filme de terror”, disse o chefe Milic. O estudante, que demonstrou uso habilidoso das armas, relatou calmamente seu crime às autoridades na quarta-feira, disse o chefe Milic.

O menino obteve as armas de seu pai, que mais tarde disse à polícia que tinha permissão para as duas pistolas, que guardava trancadas em um cofre cujo código seu filho aparentemente descobriu, Bratislac Gasic, disse o ministro da Polícia na notícia. conferência. O estudante teria acompanhado seu pai a um campo de tiro, acrescentou.

O tiroteio quebrou a calma habitual no enclave sofisticado de Vracar, a 1,6 km do centro de Belgrado, onde a escola de cerca de 1.100 alunos está aninhada entre fileiras de casas imponentes e ruas arborizadas.

Sirenes e luzes de ambulâncias e carros de polícia irromperam na silenciosa manhã de primavera, expulsando de suas casas moradores desesperados por notícias ou garantias de que seus filhos não estavam entre as vítimas.

“Foi terrível. Eu estava lá embaixo. Eu ouvi os tiros. Eles eram contínuos”, disse um estudante, visivelmente abalado, em entrevista à televisão estatal. “Eu não tinha ideia do que estava acontecendo”, disse ela.

Três dias oficiais de luto começarão em 7 de maio.
Quão comum é a violência armada na Sérvia?
A Sérvia tradicionalmente tem um alto nível de posse de armas em comparação com outros países por causa de sua história recente de conflito armado e uma tradição cultural e histórica de possuir armas, mas não possui altos níveis de violência armada, de acordo com um relatório de outubro de 2022 . pelo Flemish Peace Institute , um grupo de pesquisa independente.

A maioria dos proprietários de armas na Sérvia são homens, 94,7 por cento, e geralmente são de meia-idade ou mais velhos, disse o relatório.

De 2015 a 2019, 125 pessoas foram mortas em homicídios relacionados a armas de fogo na Sérvia, de acordo com o relatório. Nesse período, cinco pessoas entre 14 e 17 anos cometeram homicídios com arma de fogo na Sérvia, de acordo com o relatório do instituto, e uma pessoa com menos de 18 anos foi morta em um homicídio com arma de fogo.

Mas houve vários tiroteios em massa nos últimos anos: em 2016 , um homem matou cinco pessoas em um café no norte da Sérvia. Em 2015 , um homem matou quatro pessoas após o casamento de seu filho, incluindo sua esposa, sua nova nora e os pais dela. Em 2013 , um veterano de 60 anos das guerras dos Bálcãs matou 13 pessoas, incluindo parentes e vizinhos, na aldeia de Velika Ivanca, perto de Belgrado. E, em julho de 2007 , um homem de 38 anos matou nove pessoas que passavam em uma rua do vilarejo de Jabukovac, no leste da Sérvia.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner