sexta-feira, maio 17, 2024
EconomyNews

Mercado recua após corte de rating da Fitch nos EUA

Bolsa de Wall Street encerrou em baixa nesta quarta-feira, com o S&P 500 e o Nasdaq Composite em baixa pelo segundo dia consecutivo, com os investidores realizando lucros em cinco meses de ganhos um dia depois que a agência de classificação Fitch cortou a classificação de crédito do governo dos Estados Unidos.

A Fitch (agência de classificação de risco de crédito)rebaixou a classificação dos Estados Unidos para AA+ de AAA na noite de terça-feira, citando a expectativa de deterioração fiscal nos próximos três anos, bem como o crescimento da dívida do governo. A Fitch foi a segunda grande agência a cortar o rating do país. Em 2011, a Standard & Poor’s retirou do país sua nota AAA.

O efeito dàs notícias empurrou os principais índices para baixo, com o S&P 500 (SPX) registrando sua maior queda percentual diária desde 25 de abril. Foi também a primeira sessão desde 23 de maio em que o índice de referência caiu mais de 1%.

Várias grandes corretoras ainda assim disseram que é improvável que o rebaixamento resulte em um obstáculo sustentado aos mercados financeiros dos EUA, observando que a economia agora está mais forte do que quando a S&P cortou sua classificação em 2011.

Em Julho foi o quinto mês consecutivo de ganhos para o S&P 500 e para o Nasdaq Composite (IXIC), impulsionado por ganhos acima do esperado e esperanças de um pouso suave para a economia dos EUA.

Os mercados entrando em agosto sazonalmente lento, no entanto, o rebaixamento da Fitch ofereceu uma oportunidade para os investidores tomarem fôlego.

“Às vezes é saudável ter essa digestão no mercado, pois reduz um pouco as avaliações e permite a compra por imersão”, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe global da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte.

FotoJet 40
Mercado recua após corte de rating da Fitch nos EUA 1

As ações megacap sensíveis a taxas, incluindo Tesla (TSLA.O), Nvidia (NVDA.O), Meta Platforms (META.O) e Apple (AAPL.O), caíram, com o rendimento das notas do Tesouro dos EUA de 10 anos subindo para sua maior alta em quase nove meses.

Hoje as ações de tecnologia obtêm avaliações premium porque os investidores esperam crescimento do lucro, e muitos temem que as altas taxas de juros possam desacelerar a economia e prejudicar esse crescimento. 

As taxas mais altas podem tornar os títulos com juros uma alternativa atraente às ações para alguns investidores avessos ao risco, e os fluxos de caixa projetados da empresa valem menos em dólares correntes quando as taxas de juros sobem.

O índice de tecnologia (.SPLRCT), caindo 2,6%, também teve o pior desempenho dos 11 principais setores do S&P, com nove no total encerrando o dia em baixa.

Mais rendimentos acima de 4% “não é o que o mercado quer ver”, de acordo com Krosby, da LPL, que também previu que os investidores em breve olharão além do rebaixamento da Fitch e voltarão seu foco para os lucros de grandes empresas de tecnologia após o fechamento de quinta-feira.

“O mercado agora vai se concentrar na Amazon.com Inc (AMZN.O) e na Apple amanhã à tarde, e depois no relatório da folha de pagamento na sexta-feira, e nos despediremos da Fitch”, disse Krosby.

O Dow Jones Industrial Average (.DJI) caiu 348,16 pontos, ou 0,98%, para 35.282,52, o S&P 500 (.SPX) perdeu 63,34 pontos, ou 1,38%, para 4.513,39 e o Nasdaq Composite (.IXIC) caiu 310,47 pontos, ou 2,17%, para 13.973,45.

Enquanto isso, o relatório ADP National Employment mostrou que as folhas de pagamento privadas aumentaram mais do que o esperado em julho, apontando para a resiliência contínua do mercado de trabalho que pode proteger a economia de uma recessão.

Apesar dos resseios persistentes de uma recessão, a América corporativa continuou a ter um bom desempenho. Com cerca de dois terços do S&P 500 já reportando, 79,9% registraram ganhos acima das expectativas dos analistas, de acordo com Refinitiv I/B/E/S.

Isso coloca o trimestre no caminho para a maior taxa de ganhos desde o terceiro trimestre de 2021, de acordo com o provedor de dados.

Na frente de ganhos, CVS Health Corp (CVS.N) ganhou 3,3% depois de superar as estimativas de Wall Street para lucro trimestral, e Emerson (EMR.N) subiu 3,8% depois que a empresa de software industrial elevou sua perspectiva de lucro anual.

Em contra partida, a Advanced Micro Devices (AMD.O) caiu 7% devido às preocupações de que suas metas para um aumento da inteligência artificial (IA) podem ser muito ambiciosas. As preocupações ofuscaram a previsão do projetista de chips de um final de ano otimista.

O volume nas bolsas dos EUA foi de 11,88 bilhões de ações, em comparação com a média de 10,79 bilhões para o pregão completo nos últimos 20 pregões.

O S&P 500 registrou 12 novos máximos de 52 semanas e cinco novos mínimos; o Nasdaq Composite registrou 49 novas máximas e 111 novas mínimas.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner