sexta-feira, maio 17, 2024
CarsNewsTechnology

Investigação na Tesla Norueguesa

Investigação em Andamento

A Tesla está sob investigação do órgão regulador de segurança de trânsito da Noruega devido a falhas na suspensão de seus veículos elétricos, que podem resultar em um recall, conforme relatado pela agência.

Desde setembro de 2022, a Administração Norueguesa de Estradas Públicas (NPRA) tem questionado a Tesla sobre reclamações de consumidores relacionadas à quebra dos braços de controle traseiros inferiores nos modelos S e X da empresa.

A agência, liderada pelo engenheiro sênior Tor-Ove Satren, pondera a possibilidade de recomendar o recall de todos os veículos S e X, substituindo os braços de controle inferiores traseiros se identificar um “sério risco”. Desse modo, espera uma decisão final até o Natal, com a autoridade para ordenar um recall caso a montadora se recuse.

Desafios de Custos e Respostas da Tesla

Enfrentando aumentos nos custos de garantia, a Tesla buscou reduzir despesas com reparos, atribuindo parcialmente as falhas ao “abuso do motorista”. Esse posicionamento veio de um relatório baseado em milhares de documentos e entrevistas com ex-funcionários, incluindo gerentes de serviço e técnicos na Noruega.

A revisão de regulagem na Noruega foi feita por mais de 10 relatórios de clientes em 2022 sobre falhas nas peças da suspensão, especialmente o braço de controle, que apresentavam quebras repentinas.

Desafios Contínuos e Resposta dos Proprietários

Os relatórios para a NPRA, obtidos pela Reuters, incluem depoimentos de clientes destacando a recorrência das falhas no braço de controle da Tesla na Noruega. Um cliente desafiou o regulador a agir, alertando sobre o “risco direto de tráfego”. Igualmente, outro cliente relatou que a suspensão do seu Tesla Model S quebrou, ressaltando a sorte de não ter ocorrido um acidente grave.

Consumidores relataram à Satren que os braços de controle quebraram após revisão. Um proprietário, mesmo após a verificação do braço de controle traseiro, teve a peça quebrada duas semanas depois, levantando questões sobre a eficácia das inspeções.

Impacto no Mercado Norueguês

Ademais, desde sua entrada em 2013, a Tesla dominou o mercado norueguês de veículos elétricos. Com mais de 123.642 carros registrados, a empresa enfrenta desafios significativos na manutenção da qualidade da suspensão, dada a popularidade dos veículos nas estradas norueguesas.

Assim, se a NPRA ordenar um recall, também será informado ao Safety Gate da União Europeia, alertando os proprietários e membros da UE. Apesar das recentes modificações nos braços de controle traseiros, o desafio persiste com muitos veículos ainda apresentando problemas.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner