sexta-feira, maio 17, 2024
Economy

Governo Biden nomeia presidente do Google para esforço de pesquisa de chips

O governo Biden anunciou sua escolha do presidente da Alphabet Inc (GOOGL.O), controladora do Google, John Hennessy, juntamente com outros quatro especialistas do setor de tecnologia, para auxiliar na pesquisa e desenvolvimento de chips de computador de próxima geração.

De acordo com um comunicado obtido pela Reuters, Hennessy e os demais selecionados serão anunciados pelo Departamento de Comércio na terça-feira. Eles serão responsáveis por formar um conselho de curadores encarregado de administrar o Centro Nacional de Tecnologia de Semicondutores.

Essa parceria público-privada recebeu autorização para liderar pesquisas sobre chips de próxima geração, como parte da lei bipartidária de fabricação e pesquisa de semicondutores, que foi aprovada no ano passado e conta com um investimento de US$ 52,7 bilhões. Além de subsidiar novas fábricas de chips, a lei visa expandir a indústria doméstica de fabricação de chips, criar empregos bem remunerados, reduzir a dependência de grandes produtores da China e Taiwan, e proporcionar aos Estados Unidos uma vantagem em tecnologias avançadas que impulsionarão as tecnologias militares do futuro.

A escassez global de chips tem sido apontada como um dos fatores que contribuíram para a alta da inflação ao consumidor, a mais alta desde a pandemia de Covid-19. A falta de oferta de chips tem causado escassez de produtos como carros, máquinas de lavar e consoles de videogame.

O comitê de seleção, formado por especialistas do setor, tem o objetivo de tomar decisões politicamente sensíveis, incluindo a escolha das instalações de pesquisa do centro nos Estados Unidos. A secretária de Comércio, Gina Raimondo, afirmou que deseja que o Centro Nacional de Tecnologia de Semicondutores seja um motor de inovação, fortalecendo a liderança dos EUA em pesquisa, design, engenharia e fabricação avançada de semicondutores nas próximas décadas.

Além de John Hennessy, presidente da Alphabet, que também atua como professor de engenharia elétrica e ciência da computação na Universidade de Stanford, o comitê de seleção conta com Janet Foutty, diretora da Deloitte Consulting, Jason Matheny, CEO da RAND Corp, Don Rosenberg, capitalista de risco da Anzu Partners e ex-executivo da Qualcomm (QCOM.O), e Brenda Wilkerson, presidente de organizações sem fins lucrativos.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner