sexta-feira, maio 17, 2024
EconomyNews

Rublo Rússo se recupera enquanto banco central se articula”

A desvalorização do rublo reverteu seu curso na noite de segunda-feira, subindo de volta para o lado forte de 100 em relação ao dólar depois que o banco central da Rússia gerou expectativas de outro forte aumento de juros ao anunciar uma reunião extraordinária de política monetária para terça-feira.

O assessor econômico do presidente Vladimir Putin repreendeu o banco central anteriormente quando o rublo passou de 101, culpando sua política frouxa em um sinal de crescente discórdia entre as autoridades.

O rublo havia perdido cerca de um quarto de seu valor em relação ao dólar desde que Putin enviou tropas à Ucrânia em fevereiro de 2022, enquanto as sanções ocidentais afetam a balança comercial e os gastos militares da Rússia.

Na Bolsa de Moscou, o rublo caiu para 101,75 na segunda-feira, a cotação mais fraca em quase 17 meses e uma queda de 30% até agora neste ano.

Às 1534 GMT, havia reduzido todas as perdas intradiárias e subia 1,8% no dia em 97,62.

O assessor econômico de Putin, Maxim Oreshkin, disse anteriormente que o banco central poderia garantir que o ritmo de empréstimos caia para níveis sustentáveis ​​com taxas mais altas.

Os altos empréstimos ao consumidor, juntamente com uma forte escassez de mão de obra e um amplo déficit orçamentário, alimentaram a inflação este ano.

“A principal fonte de enfraquecimento do rublo e aceleração da inflação é a política monetária branda”, escreveu Oreshkin em um artigo para a agência de notícias TASS. “O banco central tem todas as ferramentas para normalizar a situação no futuro próximo.”

A próxima decisão programada sobre a taxa de juros do Banco da Rússia era para 15 de setembro. Questionado anteriormente se poderia fazer um aumento de emergência dos atuais 8,5%, o banco central se recusou a comentar.

Outro aumento importante da taxa está chegando, disse o analista do Promsvyazbank, Denis Popov, após o aumento de 100 pontos-base do banco central em 21 de julho.

“Os rublos devem ficar mais caros para limitar a demanda, inclusive para importações”, disse Popov. O banco também pode tentar limitar o excesso de liquidez do rublo e até mesmo endurecer as regras sobre os fluxos de capital transfronteiriços, disse ele.

O banco central atribuiu a queda do rublo ao encolhimento do superávit em conta corrente da Rússia – queda de 85% em relação ao ano anterior em janeiro-julho. Na segunda-feira, o banco disse que não vê riscos à estabilidade financeira devido ao enfraquecimento do rublo, mas que um aumento dos juros é possível em breve.

Taxas de juros mais altas tornariam a vida mais difícil para os tomadores de empréstimos, incluindo empresas e o governo, que financia  operações militares na Ucrânia.

“As pessoas na Rússia sempre tiveram um portfólio em moeda forte e um portfólio em rublos”, disse Matt Vogel, da FIM Partners, acrescentando que, sem esforços para apoiar a moeda, havia mais incentivo para converter rublos em dólares ou outras moedas.

A governadora do Banco Central, Elvira Nabiullina, recebeu aplausos por lidar com a economia logo após a invasão da Rússia, mas ela pode estar sendo apontada como bode expiatório antes da eleição presidencial de março, já que o rublo fraco e a inflação teimosamente alta prejudicam os consumidores.

O popular apresentador de televisão pró-Kremlin, Vladimir Solovyev, cujos programas Rossiya 1 são assistidos por milhões de russos, lançou uma crítica agressiva e cheia de palavrões ao banco central no final da semana passada.

“… todos os outros países estão rindo de nós, de nosso rublo ser uma das três moedas mais fracas, graças à política ‘genial’ do banco central”, disse ele.

A população também está sentindo o aperto, de acordo com russos com quem a Reuters conversou em Moscou na segunda-feira.

“É claro que o aumento dos preços afeta muito a nós, cidadãos comuns”, disse Ivan, morador de Moscou. “Porque nossos salários não estão crescendo e isso tira (o que está dentro) de nossas carteiras.”

FotoJet 85
Rublo Rússo se recupera enquanto banco central se articula" 1

‘INDICAÇÃO CONDENADORA’

O rublo teve um curso turbulento desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, caindo para a mínima recorde de 120 em relação ao dólar em março do ano passado, antes de se recuperar para uma alta de mais de sete anos alguns meses depois, apoiado por controles de capital e crescentes receitas de exportação.

No ano que antecedeu a guerra, o rublo foi negociado a cerca de 74 por dólar em média, com seu movimento ditado por fatores como os preços do petróleo, principal produto de exportação da Rússia, e suscetível a fortes oscilações induzidas pela geopolítica.

“O rublo mais fraco é uma acusação contundente da guerra da Rússia contra a Ucrânia”, disse Timothy Ash, estrategista soberano sênior da BlueBay Asset Management em Londres, em um e-mail.

“Isso está sendo impulsionado não apenas por receitas de energia mais baixas devido à perda da maior parte do negócio europeu de gás, mas também pelo sucesso do teto de preço do petróleo do G7, o custo muito mais alto das importações devido a sanções e a contínua fuga de capitais. “

Na semana passada, a Rússia efetivamente abandonou sua regra orçamentária, com o banco central interrompendo as compras de câmbio do ministério das finanças para tentar reduzir a volatilidade. Os analistas concordaram amplamente que essas medidas sozinhas eram muito mínimas em escopo para apoiar significativamente a moeda.

“O banco central não está totalmente no controle”, disse à Reuters o economista independente baseado em Moscou Ian Melkumov.

Ele disse que o banco poderia aumentar drasticamente as taxas, como fez para 20% logo depois que a Rússia iniciou o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia. Uma mudança para até 15% interromperia a queda do rublo, disse ele, mas teria um preço.

“O banco central não quer matar a economia e as empresas da mesma forma que fez no ano passado”, disse ele.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner