sexta-feira, maio 17, 2024
Event More NewsNews

Sefcovic, da União Europeia, é nomeado chefe interito do clima

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, assumirá interinamente a liderança das questões climáticas da União Europeia após a renúncia de Frans Timmermans, que está concorrendo nas eleições nacionais holandesas em novembro. Timmermans, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do Green Deal da UE, um amplo conjunto de políticas sobre mudança climática e meio ambiente, estava programado para permanecer na Comissão Europeia até novembro do próximo ano.

Sefcovic, de 57 anos, é considerado uma figura de peso em Bruxelas e tem uma presença semelhante à de Timmermans nas futuras negociações climáticas internacionais. Ele é responsável pelas relações da UE com o Reino Unido e pelo programa de compra conjunta de gás da UE, destinado a substituir o fornecimento de gás russo, após ter liderado a política energética do bloco. Sefcovic ingressou na Comissão Europeia em 2009 como comissário de educação e cultura.

Ele assumirá temporariamente a pasta do clima até a nomeação de um novo comissário holandês, embora não tenha ficado claro se o novo comissário ocupará o mesmo cargo. A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, anunciou que o foco de Sefcovic será o lançamento bem-sucedido do Acordo Verde Europeu como estratégia de crescimento para a Europa.

A Comissão também planeja reforçar sua diplomacia multilateral no âmbito do Acordo Verde, consolidando o papel de liderança da Europa nas metas globais de energias renováveis e eficiência energética.

Sefcovic enfrentará seu primeiro grande desafio nas negociações climáticas das Nações Unidas em novembro, onde os países precisarão avaliar se estão cumprindo as metas para conter as mudanças climáticas e chegar a um acordo sobre como corrigir o curso. Timmermans desempenhou um papel fundamental nas discussões durante a cúpula da COP27 no ano passado.

Ursula von der Leyen instou a Holanda a nomear um candidato para substituir Timmermans como comissário. Timmermans, que fala várias línguas, incluindo inglês, alemão, francês, italiano e russo, além do holandês, é uma figura bem conhecida na Holanda, tendo sido ministro das Relações Exteriores de 2012 a 2014.

Depois de quase uma década em Bruxelas, Timmermans concorrerá à primeira eleição holandesa desde 2006, em que o primeiro-ministro Mark Rutte não liderará seu partido conservador VVD. Rutte, o líder mais antigo da Holanda, surpreendeu o país em julho ao anunciar sua renúncia após o fracasso de seu governo de coalizão de quatro partidos em chegar a um acordo sobre política de migração.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner