sexta-feira, maio 17, 2024
NewsPolitics

Trump poderá ser o remédio da Câmara quanto da Presidencia da República dos EUA

Buscando valer o seu direito, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, pediu ao tribunal dos EUA em Washington o arquivamento de uma acusação que corre na esfera federal, que o acusa de tentar anular os resultados da eleição Presidencial de 2020.

Seus advogados acreditam que seu cliente esta imune a este processo criminal, pois afirma que o ato praticado fazia parte de suas atribuições oficiais.

Jack Smith procurador especial dos EUA, o acusa de tentar supostamente interferir na contagem dos votos e bloquear a certificação das eleições presidenciais no EUA em 2020, no qual Trump se declara inocente.

Seus advogados argumentaram num processo judicial que os atos mencionados na acusação estão “no cerne das suas responsabilidades oficiais como Presidente”, da parte de Smith não houve nenhuma menção aos jornais deste caso.

Ainda nesta semana, Donald Trump poderá se reunir com a bancada republicana na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, para discutir quem deverá substituir a presidência da Câmara depois que destituíram Kevin McCarthy.

A deputada Marjorie Taylor Greene, é uma republicana que possui um bom relacionamento com Trump, disse que o ex-presidente está considerando uma viagem a Washington na terça-feira para participar do fórum, que acontecerá as portas fechadas para candidatos republicanos a presidente da Câmara.

“É verdade, ele está pensando em vir; estou encorajando-o a vir”, afirma Marjorie mas aguardaremos até a confirmação do mesmo.

Seria a primeira visita de Trump ao Capitólio desde que os seus apoiantes atacaram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir que os legisladores certificassem a sua derrota na Casa Branca em 2020 para o democrata Joe Biden.

Não estava claro se Trump, o favorito à indicação presidencial republicana em 2024 , pediria aos legisladores que votassem nele para liderar a Câmara controlada pelos republicanos. Greene disse que apoia essa ideia.

“Eu adoraria nomeá-lo para presidente da Câmara em nosso fórum e espero que ele seja candidato”, disse ela.

Antes de entrar no tribunal para seu julgamento na quarta-feira, Trump reconheceu os apelos para que ele atuasse como presidente, mas disse que permanece focado nas eleições de 2024.

As regras da Câmara não exigem que o orador seja realmente membro do Congresso. No entanto, os republicanos exigem que os líderes se afastem se forem indiciados por um crime que acarreta uma pena de prisão mínima de dois anos.

Em quatro processos distintos , Donald Trump foi indiciado à 91 acusações, incluindo dois que o acusam de tentar subverter ilegalmente a derrota nas eleições presidenciais de 2020.

A Câmara está atualmente sem liderança depois que um grupo dos republicanos forçou uma votação na terça-feira que removeu McCarthy do cargo.

O deputado Steve Scalise, que ficou atrás de McCarthy na escala de liderança, e o deputado Jim Jordan, um conservador declarado que liderou investigações sobre a administração Biden, estão concorrendo a presidência da Câmara. 

Nesta próxima terça-feira a portas fechadas, os republicanos iram se reunir para ouvir seus candidatos a presidente da Câmara, realizando a votação no dia seguinte.

Na disputa do martelo de orador, o candidato deve obter a maioria dos votos na Câmara dos 435 assentos. Isso pode ser difícil, uma vez que os republicanos detêm uma estreita maioria de 221-212, nesse palio os democratas também tem o seu candidato ao martelo, o deputado Hakeem Jeffries.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner