sexta-feira, maio 17, 2024
EconomyNews

Emprego nos EUA Reflete na Economia

Emprego: Dinâmica Robusta do Mercado de Trabalho em Janeiro

Em janeiro, o crescimento do emprego nos Estados Unidos ganhou força, impulsionado por uma economia resiliente e a notável produtividade dos trabalhadores. O Departamento de Estatísticas Trabalhistas do Departamento do Trabalho revelou um aumento significativo de 353 mil empregos. Sendo catalogado como não-agrícolas no último mês, superando as expectativas dos economistas, que estimavam um aumento de 180 mil empregos.

Essa tendência positiva é crucial, pois pode proteger a economia de uma possível recessão ao longo deste ano. Apesar da desaceleração em relação ao vigoroso ritmo de 2022, impulsionada pelos aumentos nas taxas de juros pela Reserva Federal, os ganhos de emprego permanecem substanciais o suficiente para sustentar a economia.

A criação mensal de empregos continua ultrapassando a marca de 100 mil, necessária para acompanhar o crescimento da população em idade ativa. Este cenário favorece o cenário de gastos de consumo robustos, contribuindo para a estabilidade econômica.

Salários em Ascensão e Desafios para a Reserva Federal

O rendimento médio por hora teve um aumento mensal de 0,6%, refletindo uma ascensão contínua após o aumento de 0,4% em dezembro. Nos últimos 12 meses até janeiro, os salários registraram um crescimento sólido de 4,5%, superando os 4,3% do mês anterior. Essa elevação anual dos salários, acima da média considerado pelo banco central dos EUA, destaca a robustez do mercado de trabalho. O que torna prematuro um possível corte nas taxas em março.

Apesar das recentes demissões de alto perfil, como os 12.000 cortes de empregos pela United Parcel Service (UPS.N), a atenção dos economistas está focada na excepcional produtividade do trabalhador. Essa que ultrapassou um crescimento anualizado de 3% por três trimestres consecutivos. No entanto, alguns empregadores, que tiveram aumentos nos negócios na pandemia, optandam por reduzir sua força de trabalho à medida que as condições se normalizam.

A taxa de desemprego de janeiro, fixada em 3,7%, não é diretamente comparável à de dezembro devido a novas estimativas populacionais incorporadas ao inquérito domiciliar. O presidente do Fed, Jerome Powell, apesar de manter as taxas de juros inalteradas, expressou otimismo sobre a força econômica, indicando que as taxas atingiram o pico e provavelmente cairão nos próximos meses.

Ainda que haja incertezas, os mercados financeiros ajustaram suas expectativas, adiando as previsões de um corte nas taxas para maio, segundo a ferramenta FedWatch do CME Group. Desde março de 2022, a Reserva Federal elevou sua taxa diretor em 525 pontos base, situando-se no atual intervalo de 5,25% a 5,50%, destacando a cautela em torno das futuras decisões de política monetária.

Agnaldo

Após décadas no mundo do Business, fornecer informação se tornou meu Hobby preferido, pois tenho aprendido a conviver melhor com as diferenças"

Avatar de Agnaldo
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner